Dados que parecem infinitos. Atualmente, não há dúvidas: é impossível sobreviver no mercado e, claro, manter a competitividade sem eles. O fato é que muitas organizações — independentemente do nicho e do porte — nem mesmo sabem por onde começar a coleta de informações. Para isso, temos as ferramentas de pesquisa, que se tornaram grandes aliadas para a facilitação desse processo.
Na verdade, elas são plataformas on-line ou softwares que auxiliam na análise e na melhora da presença digital das páginas institucionais, analisando o mercado, compreendendo a fundo o público-alvo das marcas e otimizando as estratégias de marketing.
Afinal, uma boa análise de mercado não envolve somente o monitoramento do que a concorrência vem fazendo. Levando tudo isso em consideração, neste post, vamos apresentar 10 ferramentas de pesquisa que podem auxiliá-lo no dia a dia. Continue a leitura!
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Quais são as ferramentas de pesquisa de mercado mais interessantes atualmente?
1. Google Forms
Trata-se de uma das ferramentas de pesquisa mais tradicionais e de fácil usabilidade — além da gratuidade, que é mais um ponto positivo do recurso. O Google Forms é uma ferramenta de criação de pesquisas e formulários superacessível e integrada ao Google Drive.
A partir dela, torna-se possível criar pesquisas rapidamente para a coleta de feedbacks da audiência, viabilizar inscrições em eventos e até mesmo conduzir pesquisas de mercado com algumas opções simples de personalização.
O Google Forms ainda faz uma análise automática dos dados reunidos, disponibilizando os resultados em gráficos e possibilitando a exportação para outros aplicativos do mesmo grupo.
2. Zoho Survey
É uma ferramenta de criação de pesquisas que auxiliam na coleta de opiniões e informações da base de clientes da empresa. A plataforma é bastante intuitiva e não demanda mais do que poucos minutos para a elaboração das pesquisas, pois já existem um número superior a 250 modelos criados por especialistas.
O recurso ainda permite a personalização das pesquisas, a análise de resultados em tempo real e a integração com o ecossistema Zoho. Inclusive, a sua versatilidade e a incrível usabilidade tornam o Zoho Survey uma escolha acertada para pequenos e médios negócios.
3. Typeform
Também bastante tradicional, o Typeform é uma ferramenta de pesquisa com um design altamente moderno, personalizável e de fácil configuração. A plataforma é bastante intuitiva e, ao utilizá-la, você conseguirá criar perguntas e respostas rapidamente.
Como principais funcionalidades da alternativa, podemos citar — além da projeção centrada no usuário — interfaces amigáveis, integração com outras ferramentas e a capacidade de gerar engajamento a partir de formulários personalizados.
No cotidiano empresarial, o Typeform é a pedida perfeita para coletar dados qualitativos mais ricos e, consequentemente, melhorar a experiência do usuário.
4. SurveyMonkey
O SurveyMonkey é uma ferramenta de pesquisa on-line que também viabiliza a criação de questionários customizados para a reunião de dados de clientes em potencial. Com o recurso, torna-se possível submeter pesquisas (com uma ampla variedade de modelos prontos) por e-mail e compartilhá-las nas mídias sociais, analisando os resultados em tempo real.
Trata-se, na verdade, de um dos recursos mais conhecidos no universo corporativo. O Survey Monkey é perfeito para coletar feedbacks de forma célere e embasar tomadas de decisões estratégicas.
5. SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta paga de análise de SEO que oferece insights detalhados sobre as estratégias utilizadas pela concorrência para melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google. Utilizando o SEMrush, é possível:
- Análise de palavras-chave: identificar as palavras-chave que os concorrentes estão utilizando, permitindo que você descubra novas oportunidades de otimização.
- Backlinks: monitorar os backlinks que apontam para os sites concorrentes, ajudando a desenvolver uma estratégia de link building mais eficaz.
- Análise de tráfego: obter uma visão detalhada do tráfego dos concorrentes, incluindo fontes de tráfego, comportamento do usuário e páginas de destino mais populares.
- Auditoria de SEO: realizar auditorias completas do seu próprio site para identificar e corrigir problemas que possam estar afetando seu desempenho nos resultados de busca.
- Análise de conteúdo: avaliar o desempenho do conteúdo dos concorrentes, entendendo quais tipos de conteúdo estão gerando mais engajamento e tráfego.
- Monitoramento de posição: acompanhar o desempenho das suas palavras-chave ao longo do tempo na SERP, ajudando a ajustar suas estratégias de SEO conforme necessário.
Ao fazer bom uso dessas informações, você pode otimizar suas próprias estratégias de conteúdo e SEO, melhorando seu ranqueamento e visibilidade nos mecanismos de busca.
6. Google Trends
Trata-se de uma ferramenta de pesquisa altamente valiosa para reconhecer e analisar as tendências de busca ao longo do tempo. O Google Trends, inclusive, pode ser utilizado para captar alterações nas preferências da sua audiência e eventuais reações a eventos locais ou globais.
Na prática, o recurso ajuda as empresas a se manterem relevantes, mesmo em mercados voláteis. Afinal, é viável descobrir o que as pessoas têm pesquisado na Internet e, a partir disso, determinar um território para a busca, comparando dois ou mais termos, por exemplo.
7. Answer The Public
O recurso pode ser utilizado para captar os questionamentos e as preocupações que as pessoas comumente têm acerca de determinado tópico.
Diante disso, a empresa consegue alcançar uma boa perspectiva acerca do que o seu público vem pensando e sobre o que estão procurando em termos de informações.
A ferramenta coleta e organiza sugestões de busca do Google e Bing, apresentando-as em formato de gráficos visuais e listas. É possível encontrar: