Foi-se o tempo em que, ao falarmos de Inteligência Artificial (IA), parecíamos fazer referência a um futuro distante e, aos amantes das teorias da conspiração, a robôs que ameaçariam a humanidade — como nos filmes de ficção científica em contextos apocalípticos.
A verdade é que a tecnologia, desde o seu advento, sempre se mostrou uma grande facilitadora; uma aliada utilizada no nosso dia a dia e no desenvolvimento de diversas outras soluções, nos mais variados setores. Hoje, vemos que a Inteligência Artificial no Marketing Digital não cumpre um papel diferente.
O relatório “The State of Marketing 2024“, da HubSpot em parceria com Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, por exemplo, aponta que os profissionais de Marketing têm, cada vez mais, usado a IA para a geração de conteúdo:
- cerca de 6% deles para a elaboração dos materiais;
- aproximadamente 18% para a redação de conteúdos;
- cerca de 31% para a geração de esboços;
- aproximadamente 45% para a fomentação de ideias e inspirações.
Então, considerando a importância do tema, neste post, entre outros pontos-chave, vamos responder aos principais questionamentos quanto à Inteligência Artificial e ao seu emprego no Marketing Digital.
Continue a leitura e sane de uma vez por todas as suas dúvidas!
- O que é IA e qual é a sua relação com o Marketing?
- Como usar a IA no Marketing Digital?
- Quais são os benefícios da IA no Marketing Digital?
- Exemplos de ferramentas de IA para Marketing Digital
- Conclusão