Autenticidade: uma palavra que você provavelmente já ouviu muitas vezes, mas o que isso realmente significa quando se trata das marcas que você conhece e ama?
Bem, é sobre isso que queremos falar hoje.
Porque, vamos ser sinceros, no meio de um mar de anúncios, posts patrocinados e slogans pegajosos, encontrar uma marca que seja verdadeiramente genuína é algo especial.
De acordo com a pesquisa Sprout Social Index™, 21% dos consumidores seguem uma marca nas redes sociais quando ela está alinhada com os seus valores. E uma das maneiras mais poderosas de uma marca transmitir essa autenticidade tão exigida na internet é com o founder-led marketing.
Ainda não conhece esse conceito? Vamos analisar exemplos de sucesso, discutir as vantagens e desafios, e mostrar por que cada vez mais empresas estão optando pelo founder-led marketing para colocar seus fundadores na linha de frente do marketing.
- O que é founder-led marketing?
- A importância do envolvimento do fundador no marketing
- Benefícios do founder-led marketing para a construção da marca
- Melhores práticas para implementar founder-led marketing
- Conclusão
O que é founder-led marketing?
Founder-Led Marketing (FLM) é quando o próprio fundador de uma empresa lidera as estratégias de marketing e se torna um dos rostos da marca. A expressão “founder led marketing” pode ser traduzida literalmente como “marketing liderado pelo fundador”.
Em vez de deixar tudo na mão do departamento de marketing, o fundador coloca a cara a tapa e passa a estar diretamente envolvido em promover a empresa, usando sua própria história e personalidade para atrair clientes e criar uma conexão genuína.
“Quanto mais uma empresa trabalhar para se humanizar, mais benefícios a longo prazo provavelmente obterá em termos de vendas de produtos, recrutamento, retenção, localização de parceiros, conquista de reconhecimento e muito mais.” Forbes
É importante ressaltar que o founder-led marketing não deve ser confundido com founder-lead sales.
Enquanto o primeiro se refere à liderança do fundador na construção da marca e nas estratégias de marketing, o segundo se refere à situação em que o fundador atua diretamente como representante de vendas da empresa.
A importância do envolvimento do fundador no marketing
Está se tornando mais popular que grandes marcas tenham um rosto associado a elas, seja um executivo de alto escalão, seja o próprio fundador.
Existem vários motivos pelos quais isso é vantajoso e algo que você deve considerar.
Os consumidores se conectam mais a uma personalidade do que com uma marca sem rosto
Um fundador ou líder carismático é capaz de humanizar a marca.
Isso acontece porque é muito mais fácil se identificar e confiar em alguém que parece real, com quem podemos nos relacionar, do que em um logotipo impessoal.
Uma pessoa pode compartilhar histórias pessoais, mostrar vulnerabilidades e falar sobre os valores que guiam a empresa de uma forma autêntica.
Essa autenticidade ressoa profundamente com as pessoas, que cada vez mais valorizam transparência e verdade em um mundo cheio de propaganda e mensagens fabricadas.
Segundo pesquisa da Stackla, 88% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator crucial na hora de decidir quais marcas apoiar.
“Se as pessoas acreditarem que compartilham valores com uma empresa, permanecerão leais à marca.” Howard Schultz, fundador da Starbucks