SEO é a estratégia de otimização para alcançar melhores posições nos buscadores. Mas o que fazer quando a empresa tem franquias, que estão espalhadas pela cidade, estado ou país? Será que a mesma estratégia vale para a marca principal e todos os seus franqueados?
O SEO para franquia é uma perspectiva das estratégias de otimização que atende às particularidades desse modelo de negócio. Você deve saber como ganhar autoridade, visibilidade e cliques no Google, considerando que o franchising envolve dois níveis de SEO: local, para cada franquia, e global, para a marca principal.
Neste artigo, vamos saber o que é o SEO para franquias e como desenvolver estratégias efetivas para esse tipo de negócio. Siga conosco para entender tudo!
- O que é SEO para franquia?
- A importância do SEO para franquias
- Dicas de SEO para franquias: conheça 6 estratégias importantes
- Quiz SEO off page x SEO on page: você sabe a diferença? Faça o teste!
O que é SEO para franquia?
SEO para franquia é o conjunto de estratégias de otimização de empresas franqueadas para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
O Google é o buscador mais visado, por ter mais de 90% de market share entre os buscadores, e oferece uma série de recursos para aumentar a autoridade e visibilidade das franquias nos resultados de pesquisas.
Nesse modelo de negócio, é importante considerar que as estratégias devem fortalecer tanto a marca central quanto as franquias locais. Essa é a principal peculiaridade do SEO para franquia em relação ao SEO tradicional, o que exige medidas específicas para esse tipo de negócio.
Geralmente, o SEO para franquia envolve estratégias de SEO local, com o objetivo de aparecer nas buscas por negócios locais, relacionadas à determinada região da cidade.
Mas é importante também dominar técnicas de SEO on page, para otimizar as páginas do site da franquia, e de SEO off page, a fim de conquistar citações e referências de outros sites que fortaleçam suas páginas no rankeamento do Google.
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A importância do SEO para franquias
O principal objetivo do SEO é conquistar as primeiras posições das SERPs do Google. Mas qual a vantagem de alcançar o topo do buscador?
Aí está a grande importância do SEO para franquia: ao chegar nas primeiras posições dos resultados das buscas, você ganha visibilidade — o que já gera maior reconhecimento da marca entre um público que está buscando, naquele momento, soluções que você oferece.
Mas as primeiras posições do Google são aquelas que recebem também mais cliques. Ou seja, você ganha não apenas notoriedade, mas também tráfego. São visitantes qualificados, que têm interesse no que você oferece, em forma de conteúdo ou de ofertas, e que podem se tornar clientes, se você souber estreitar a relação com eles.
O SEO para franquias tem ainda uma particularidade que favorece a otimização. Embora muitas franquias sejam pequenas empresas, elas ganham autoridade porque usam a marca principal, geralmente mais conhecida. Assim, elas ganham confiabilidade, tanto pelo público quanto pelo Google.
Além disso, o SEO para franquia, focado na otimização de negócios locais, aumenta a visibilidade dos franqueados nas pesquisas online pela cidade.
Assim, quando uma pessoa busca por um restaurante, uma petshop ou um mercado no seu entorno, ou em determinada região, seu negócio se destaca entre os concorrentes e atrai mais clientes para a compra.