Você já procurou no Google por uma pergunta bem específica e não tinha certeza de que encontraria uma resposta?
A última vez que fiz isso foi com algo como: “Qual é a história por trás da placa ‘’Cada segundo conta’ na cozinha na série ‘The Bear’? Não me lembro porque devorei toda a última temporada em uma única tarde e esqueci tudo.”
Para a surpresa de zero pessoas, encontrei um subreddit repleto de comentários e perspectivas sobre isso (este, para ser mais precisa).
Se você está um pouco perdido: o Reddit é a união de fóruns nos quais usuários de todo o mundo se reúnem para discutir uma variedade de tópicos.
De notícias de última hora e descobertas científicas a dicas de estilo de vida e memes, o Reddit permite que os usuários explorem e contribuam para assuntos que correspondem aos seus interesses, hobbies e paixões (ou seja: tudo).
Cada subreddit serve como um espaço dedicado para indivíduos com interesses semelhantes compartilharem informações e participarem de discussões, tornando-o um centro de comunidades ativas e informadas.
O site vem ganhando popularidade desde o início de 2024 (pelo menos no nosso pequeno mundo de SEO e Marketing de Conteúdo): se você se mantém atualizado com as notícias do Google, talvez esteja ciente das recentes reclamações sobre o Reddit aparecer mais frequentemente na Pesquisa Google (sobretudo após a atualização de março do Google) e o acordo de $60 milhões entre o Reddit e o Google.
E se você gosta de números, também tenho alguns para você: em fevereiro de 2024, o Reddit tinha aproximadamente 1,2 bilhão de visitantes únicos mensais. No Brasil, o Reddit possui 36,5 milhões de visitantes únicos mensais. Nada mal, né?
Ok, legal, mas por que estamos falando sobre o Reddit? Por que você, como profissional de marketing, deveria prestar mais atenção nesse fórum gigante?
Ao longo deste artigo, vou trazer alguns fatores que impulsionam a crescente influência do Reddit (especialmente entre a Geração Z), incluindo essa nova parceria significativa com o Google, e discutiremos o que isso significa para empresas, profissionais de marketing e o cenário mais amplo da descoberta de conteúdo digital.
- Vamos começar do começo: acordo Google-Reddit
- Impacto na visibilidade e no tráfego orgânico do Reddit
- Reddit e a qualidade do conteúdo nos SERPs do Google
- E agora: como o Reddit está mudando a busca online e a descoberta de marcas (pelo menos para a Geração Z)
- Qual a experiência de busca ideal para a Geração Z?
- Desafios e oportunidades para empresas e profissionais de Marketing
Vamos começar do começo: acordo Google-Reddit
Vamos revisitar uma notícia bem marcante de fevereiro de 2024: Google e Reddit entraram em um acordo que deu o que falar.
Segundo uma publicação do Reddit, esse acordo concedeu ao Google acesso em tempo real a conversas e dados no Reddit, refletindo mais de 18 anos de conversas e experiências humanas autênticas e sempre atualizadas.
Essa parceria não se tratava apenas de aumentar a visibilidade dos tópicos do Reddit nos resultados de pesquisa; também foi estrategicamente direcionada para aprofundar o domínio do gigante tecnológico sobre diálogos humanos, essenciais para o avanço das tecnologias de IA.
Do ponto de vista financeiro, o acordo foi um marco, com o Reddit garantindo $60 milhões anualmente. Ruim não parece, né?
E, claro, havia uma tonelada de subreddits falando sobre isso, como este.
Com essa parceria e por meio da API de Dados do Reddit, novas maneiras foram introduzidas para que o conteúdo do Reddit fosse exibido nos produtos do Google, oferecendo acesso a postagens públicas e comentários novos, constantemente evoluindo e dinâmicos.
Essa colaboração proporcionou ao Google uma maneira eficiente e estruturada de acessar o vasto corpus de conteúdo no Reddit, ajudando a melhorar seus produtos e serviços, incluindo maneiras mais eficazes de treinar modelos.
O trabalho do Reddit com o Google visava tornar mais fácil para as pessoas encontrarem, descobrirem e se engajarem com conteúdo e comunidades no Reddit que são mais relevantes para elas.
Esta parceria não alterou os Termos da API de Dados do Reddit ou os Termos para Desenvolvedores, que estipulam que o conteúdo acessado por meio da API de Dados do Reddit não pode ser usado para fins comerciais sem a aprovação do Reddit.
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Impacto na visibilidade e no tráfego orgânico do Reddit
Sem surpresas, a colaboração entre Google e Reddit teve um impacto bem relevante sobre quão visível é o Reddit no motor de busca mais popular da internet.
Desde o acordo, as discussões no Reddit começaram a subir nos rankings dos resultados de pesquisa do Google, tornando a plataforma mais acessível para um público mais amplo.
Os números falam por si. De acordo com a Similarweb, em um artigo do Search Engine Journal, o Reddit experimentou um aumento de singelos 39% no tráfego.
O crescimento do Reddit pode ser atribuído a vários fatores. As atualizações de algoritmo do Google, que priorizam (cada vez mais) conteúdo útil, provavelmente desempenharam um papel significativo no aumento dos rankings de pesquisa do Reddit e na visibilidade geral do fórum.
Essa mudança está alinhada com os esforços contínuos do Google para melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa para os usuários (também conhecido como EEAT e a base principal do Core Update de Março de 2024).
Além disso, dados do Business Insider no Search Engine Journal sugerem que um número crescente de pessoas está descobrindo o Reddit por meio de pesquisas no Google, em vez de visitas diretas ao reddit.com.
O Google nega a relação entre esses fatos, mas seria realmente ingênuo de nossa parte não pensar sobre isso.
Reddit e a qualidade do conteúdo nos SERPs do Google
Roger Montti, redator do Search Engine Journal, fala sobre a expertise e a confiabilidade do conteúdo do Reddit. No artigo Let’s Be Real: Reddit In Google Search Lacks Credibility, Montti diz:
“Opiniões compartilhadas no Reddit por pessoas que não têm expertise e compartilham opiniões anonimamente se qualificam como duvidosas. No entanto, o Google não só favorece o Reddit nos resultados de busca, como também está pagando milhões de dólares pelo acesso a conteúdo que carece de expertise, experiência, autoridade e confiabilidade.”
Faz sentido, certo? No entanto, muitos usuários do Reddit da Geração Z não concordam muito com isso — especialmente quando se trata de informações sobre produtos.
Uma pesquisa recente realizada pelo Reddit em colaboração com a GWI e a AmbassCo lança luz sobre essa transformação.
Envolvendo mais de 3.140 usuários da internet do Reino Unido, EUA e Alemanha, o Reddit emergiu como um recurso confiável para pesquisa de produtos.
Conquistando a confiança de 78% dos entrevistados, o Reddit é classificado como a quarta plataforma mais confiável entre a Geração Z, ficando atrás apenas de amigos e familiares com 88%, sites de avaliação com 86% e funcionários de lojas com 83%.
Neste grupo, a credibilidade do Reddit supera até mesmo o Google e todas as outras plataformas sociais, destacando sua posição única como fonte primária para insights genuínos e gerados por usuários.
Este nível de confiança coloca em evidência a influência significativa do Reddit nos processos de decisão dos consumidores, tornando-o uma plataforma essencial para as empresas considerarem o fórum em suas estratégias de marketing digital e engajamento.