A OpenAI começou a implementar um sistema de segurança que tenta “adivinhar” a idade dos usuários do ChatGPT para limitar a exposição de menores a conteúdos sensíveis. Batizada de Age Predictions, a funcionalidade chegará à União Europeia nas próximas semanas para atender a requisitos regulatórios locais.
Como o ChatGPT vai estimar sua idade
O novo recurso funciona como uma camada extra sobre as proteções já existentes. A princípio, o objetivo é identificar contas que provavelmente pertencem a menores de 18 anos, com base em três critérios principais: a idade declarada no cadastro, os horários de atividade da conta e os padrões de uso do serviço.
Embora a empresa admita que o método não é infalível, o sistema usará esses dados para restringir automaticamente o acesso a tópicos delicados. Portanto, caso o algoritmo sinalize um usuário como menor de idade, ele bloqueará conteúdos como violência gráfica, desafios virais perigosos, automutilação e temas ligados a padrões de beleza extremos ou dietas não saudáveis.
Controle parental
Outra novidade anunciada pela OpenAI trata do pacote de ferramentas voltado aos pais. O destaque é a possibilidade de definir “horários de silêncio”, que bloqueiam o acesso à IA fora de janelas de tempo específicas.
Detalhes adicionais e lançamento
Ainda sobre a identificação de idade, a lógica é similar à aplicada pelo Google no YouTube. Se o sistema restringir uma conta por engano, o usuário poderá desbloqueá-la rapidamente com o envio de uma selfie para verificação via Persona, um serviço terceirizado de identidade.
O novo recurso deve ser implementado de forma gradual na Europa ao longo das próximas semanas. Por fim, confira também os planos da empresa para o ChatGPT esse ano e a implementação de anúncios em modalidades mais baratas de assinatura.
