Você provavelmente já viu vários desentendimentos entre o comercial e o marketing quando os resultados não são os esperados. Uma das cenas mais comuns nas organizações é ver cada área defendendo seu lado e direcionando a responsabilidade pelo mau desempenho para o outro: no entanto, essa não é a melhor estratégia para lidar com esses desalinhamentos.
Além de criar um ambiente tóxico, essa postura bloqueia o crescimento da sua empresa. Afinal, o alinhamento entre as equipes comercial e marketing é crucial para maximizar eficiência e vendas. Confira as estratégias para integrar essas áreas vitais, transformando esforços individuais em sucesso coletivo:
Definição dos Papéis Comerciais e de Marketing
Podemos considerar que Marketing e Comercial são como duas faces da mesma moeda; enquanto o marketing foca em entender e criar a demanda através da análise de mercado e campanhas criativas, o setor comercial atua diretamente na conversão dessa demanda em vendas concretas.
Ou seja, ambos têm o objetivo final de atrair e reter clientes, mas seus métodos e abordagens podem variar significativamente. Por isso, antes de falarmos sobre o que fazer para alinhar marketing e vendas, é importante ter clareza sobre o papel que cada área desempenha:
Para que serve o departamento de marketing?
Resumidamente, o trabalho do marketing é antecipar as necessidades e os desejos do consumidor para que a oferta dos produtos ou serviços da empresa sejam mais atrativas. Além disso, é importante ter estratégias para melhorar o relacionamento com quem já é cliente.
Em outras palavras, essa área deve encontrar maneiras de despertar o interesse do consumidor e captar leads que possam ser convertidos em oportunidades de negócio.