O marketing digital se firmou como uma força poderosa no mercado brasileiro. Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das empresas do país que foram entrevistadas já usam o marketing digital como estratégia de crescimento.¹
Para prosperar em um cenário tão competitivo como esse, o básico nem sempre é o suficiente, e estratégias que funcionam há alguns anos já não geram os mesmos resultados. Uma consultoria de marketing digital pode ajudar sua empresa a se adaptar a essas nuances.
Se você tem curiosidade para entender quando vale a pena recorrer a esse serviço, quem oferece, como é feito e para que serve, vem com a gente e tire essas dúvidas.
- O que é consultoria de marketing digital?
- Como funciona a consultoria de marketing digital?
- Vantagens da consultoria de marketing digital
- Diferença entre consultoria e assessoria de marketing
- Quando contratar uma consultoria de marketing digital?
- Conclusão
O que é consultoria de marketing digital?
A consultoria de marketing digital é um serviço que oferece análise, estratégias e soluções para melhorar todas as facetas do marketing digital de uma empresa, como:
- SEO (Search Engine Optimization);
- Marketing de Conteúdo;
- mídias sociais;
- e-mail marketing;
- UX/UI design;
- branding;
- E-commerce.
O próprio departamento de marketing da empresa ou o líder do setor pode até realizar esse tipo de “auditoria” internamente, mas os resultados tendem a não serem os mesmos. A ideia por trás da consultoria é justamente adquirir uma nova perspectiva que é difícil de alcançar por algum membro interno.
Portanto, se você quer identificar oportunidades e pontos de melhoria que estão passando despercebidos debaixo dos seus olhos, é muito mais convincente buscar o olhar externo e imparcial de consultores especialistas.
Eles podem trabalhar de forma independente ou como parte de uma empresa que oferece esse serviço.
Como funciona a consultoria de marketing digital?
Uma consultoria não se trata de sugestões pontuais. É um processo estruturado para resultar na implementação de ações que levem em consideração o todo de uma empresa. Entenda como esse processo funciona na prática:
Análise inicial
Na primeira etapa, os consultores realizam uma avaliação abrangente das estratégias de marketing digital atuais da empresa. Eles buscam identificar falhas, incoerências e áreas de melhoria que podem estar prejudicando a eficácia das estratégias.
O alvo dessa autoria podem ser as estratégias existentes em diferentes áreas, como SEO, redes sociais, e-mail marketing, inbound marketing e mídia paga.
Para SEO, por exemplo, eles podem utilizar ferramentas como Google Analytics, SEMrush e Ahrefs para analisar o tráfego do site, palavras-chave, backlinks e o desempenho de conteúdo.
Desenvolvimento de estratégias
Aqui, a ideia é criar um plano personalizado que atenda às necessidades e objetivos específicos da empresa com o marketing digital.
Os consultores traduzem as estratégias em táticas específicas, cronogramas e métricas para avaliação. As mudanças podem incluir estratégias de SEO técnico, criação de conteúdo, campanhas nas redes sociais e estratégias de e-mail marketing.
Implementação
Na fase de implementação, os consultores colaboram diretamente com as equipes internas para colocar as estratégias em prática.
Essa colaboração é importante, porque muitas vezes as equipes internas estão acostumadas com o “jeito que sempre fizemos”, então convencê-las da necessidade de novas estratégias pode ser mais difícil sem um acompanhamento.
Eles podem se envolver na elaboração de novos conteúdos, configuração de campanhas de anúncios no Google Ads e Estúdio de Criação do Facebook, e implementação de ferramentas de automação de marketing, por exemplo.
É comum que os consultores também ofereçam diretrizes específicas para a equipe interna, garantindo que todos estejam alinhados para executar as novas tarefas.
Monitoramento e ajustes
O serviço de consultoria também pode incluir o monitoramento do desempenho das estratégias de marketing digital por um determinado período.
Os consultores acompanham, por exemplo, métricas chave, como taxas de cliques, taxa de conversão, ROI (Return on Investment) e engajamento do público.
Dependendo da área de melhoria, eles podem ver a necessidade de monitorar classificações de palavras-chave e o tráfego orgânico usando Google Analytics e SEMrush. Os ajustes são feitos com base em insights de dados, feedback do público e mudanças no ambiente competitivo.
O que não está incluído
Algo importante para saber sobre a consultoria de marketing digital é que ela geralmente não inclui a execução diária das campanhas.
Essa execução diária, como a publicação regular de posts em redes sociais, envio de e-mails, monitoramento de campanhas de anúncios e outras atividades operacionais, costuma ser responsabilidade das equipes internas da empresa ou de uma agência de execução contratada para esse fim.