Esqueça as palavras por um momento. As figurinhas do WhatsApp já dominaram as conversas privadas na rede social mais popular entre os usuários brasileiros e, de uns tempos para cá, as empresas também começaram a usar suas próprias figurinhas personalizadas.
O recurso, que surgiu no Telegram em 2015, se popularizou mesmo só depois que chegou ao WhatsApp como uma forma de adicionar um toque divertido às conversas entre os próprios usuários.
Inicialmente, o aplicativo do Mark Zuckerberg não oferecia uma funcionalidade nativa para a criação das figuras, mas isso já foi parcialmente resolvido, o que torna o uso de figurinhas uma opção ainda mais conveniente para todos — tanto usuários comuns quanto empresas que usam o WhatsApp Business.
Então, se você quer entender mais sobre como personalizar as figurinhas e integrá-las às estratégias de comunicação de uma marca, continue lendo!
- O que são figurinhas no WhatsApp?
- Uso das figurinhas pelos negócios
- Como criar suas próprias figurinhas de WhatsApp?
- 4 dicas extras para criar figurinhas
O que são figurinhas no WhatsApp?
As figurinhas no WhatsApp, conhecidas como stickers, são mensagens no formato de imagens que você pode enviar para deixar as conversas mais expressivas e divertidas. Elas funcionam de maneira semelhante aos emojis e GIFs, mas oferecem uma gama maior de opções.
Enquanto os emojis são pequenos símbolos que representam emoções, como 😀 para um sorriso ou ☹️para tristeza, as figurinhas vão além. Elas são imagens e animações personalizadas que você pode criar e guardá-las no seu banco de stickers.
Você pode salvar, por exemplo, algumas das figurinhas da Gretchen: